quinta-feira, 9 de junho de 2011

Susto, Desespero, Solidariedade e Amor, muito Amor...

Dia 20 eu iniciei uma nova quimio, com uma nova medicação, já que a anterior não estava dando os resultados desejáveis e ainda por cima a doença havia aumentado.
Iniciei a quimio com a nova droga Irinotecano, causou um bocado de enjoo, mas tudo controlado, não cheguei a passar mal, graças a Deus.
Dia 22 iria viajar para Curitiba, pois uma grande amiga Ana Paula que já conheço a alguns anos, alias nos conhecemos e moramos juntas em Portugal....
E lá por estarmos longe da nossa terra, de nossos familiares, todos os laços se tornam mais fortes, mais verdadeiros.


Lá fora nos tornamos uma família, somos uns pelos outros, principalmente nos momentos mais dificies, e foi assim comigo e com a Ana, já nos ajudamos muito, uma a outra.
Então como essa amiga não conseguia vir me ver, por conta do trabalho e de ter duas filhas, uma delas com 3 anos, iria gastar muito...assim ela resolveu me oferecer as passagens para eu ir até ela.
Liberação do medico dada, eu fui no dia 22.

A viagem correu bem graças a Deus, no mesmo dia que cheguei fomos ao teatro.
Foi muito bom te reencontrar minha amiga.

Na segunda acordei bem, um bocado sonolenta, por conta da quimio e tbm da viagem, fiquei descansando.
Mas eu e a Ana tínhamos muitos planos para essa viagem, muitos passeios, tbm iria visitar mais duas amigas em Curitiba, Grazi que tbm moramos juntas em Portugal, Beatriz a mesma situação, e iria claro ver a família da Heloise que qdo estive la no ano passado me recebeu tão bem, como se fosse da família.

Na terça feira, acordei com a barriga bem inchada e endurecida, pensei logo que fosse intestino preso, já que sofro disso.
Tomei remédio e nada....Como o volume, o inchaço já estava grande resolvi ir ao médico, chegando lá fiz raio x e disseram sim que eram fezes, intestino preso.
Fiz um procedimento de lavagem...que resultou, deu até um certo alivio.
Mas no entando o inchaço, o volume não diminuiu nada.

Na quarta acordei bem, almocei bem, voltamos a combinar nossos passeios, alias fomos até Joinvile, na casa de parentes da Ana, uma cidade muito bonita, moderna, planeada....

Mas na quinta feira o inchaço continuava, agora acompanhado de dores, que só aumentavam....resolvi voltar ao hospital e fazer novamente a lavagem.
Voltei e mesmo lá imaginavam ser intestino preso, fiz dessa vez não um, mas sim dois procedimentos de lavagem...que nada saiu.
Até que encontrei o médico de plantão e fui falar com ele, para entender o que estava acontecendo.
Ele ao saber do meu histórico de câncer, vendo minha barriga disse que se eu não dissesse ele dizia que eu estava gravida.
Quis me avaliar melhor, disse que meu câncer é raro na minha idade e muito grave.
E que aquele inchaço de maneira nenhuma seria intestino preso e sim era o tumor que estava crescendo.
Perguntei lhe se eu devia retornar, ele falou que se as dores fossem suportáveis e passassem com os remédios eu poderia ficar e retornar só no dia marcado, a próxima terça feira dia 31, senão, se fossem fortes demais eu deveria voltar sim.
Sai bem do hospital, mais calma, mais esclarecida, sem dores....e fomos pra casa eu e a Ana, sempre comigo, a todo momento.

Na sexta feira o inchaço ainda maior, já dificultava andar, e as dores haviam aumentado.
Tomei remédio e passei o dia quietinha, já que voltar ao hospital não iria resolver nada, só iriam me medicar, e isso eu já havia feito em casa.
Acontece que na madrugada de sexta feira, as dores aumentaram tanto que não me deixavam dormir, e por conta do volume eu só conseguia ficar deitada de lado, e um único lado, isso fazia com que as pernas e as costas tbm doessem.
Foram algumas horas de dor, e o remédio não aliviava nada, sem forças, peguei o celular e mandei um sms para a Ana que estava dormindo no quarto ao lado.
Num segundo ela estava no meu quarto e eu lhe disse que não estava aguentando e pedi que fosse buscar na minha bolsa um remédio que eu tinha mais forte.
Tomei o remédio, mas ela muito preocupada chamou a ambulância.
Que demorou imenso a chegar, qdo chegou o remédio já havia feito efeito e aliviado a dor, e eu não quis ir na ambulância.
Pois só iriam me medicar de dor e me colocar no soro.
A minha amiga Ana e sua filhinha Gaby de 3 aninhos que tbm acabou acordando, ficaram as duas comigo durante algum tempo, até praticamente eu consegui adormecer.

Qdo acordei no sábado não conseguia sair da cama, para chegar até o banheiro foi um sofrimento.
A Ana iria ter que ir trabalhar pois tinha que abrir a loja...
Ela em total desespero e perdida, só querendo ajudar não sabia o que fazer.
Junto com seu irmão me levou até a casa da sua mãe, que é no mesmo quintal e me deitou na cama, embora já cheguei lá quase desmaiada, sem forças nenhuma.
Ana não sabia o que fazia, ela sabia que teria que ir pra loja para abrir, pois senão a multa do shopping seria alta, e ela até poderia perder seu emprego. Isso não poderia acontecer, já que tem duas filhas para criar e muita responsabilidade.

Ela só olhou pra mim e disse,
Eu vou abrir a loja, comprar nossas passagens e já volto pra te levar embora minha amiga.

Foi o que ela fez, em pouco tempo voltou com as passagens, avisou o gerente que foi pro seu lugar, pediu a sua irmã Laura arrumar minha mala.

Qdo a Ana chegou com as passagens eu disse...Minha amiga eu não consigo sair dessa cama, ela só dizia damos um jeito, mas vou cuidar de vc.
Vira e mexe ela tentando segurar tudo, mas eu olhava pra ela, e ela sem conseguir segurar chorando....mas sempre a todo momento ao meu lado me ajudando.
Eu lhe disse pra eu viajar temos que voltar ao hospital para eles me darem uma dose alta de medicação, senão não consigo viajar.
Ana e seu irmão André me levaram até o carro, antes de eu entrar no carro, desmaie, nos braços da Ana, que desesperada agarrada a mim, só suplicava a Deus para não me levar, para me ajudar.
Segundo ela mesma, eu quase tive um ataque, dei um suspiro...fiquei desmaiada alguns instantes e logo voltei e me dei conta que estava no chão, mas Ana agarrada a mim, chorando, desesperada....e toda sua família a volta tentando ajudar.

Já acordada, me colocaram no carro, e seguimos para o hospital....chegando lá uma calma ao atender as pessoas e eu ali na cadeira de rodas cheia de dores, sem conseguir me acomodar numa posição que fizesse a dor diminuir um pouco....
Meio que até de propósito para que trouxessem uma maca e me atendessem logo, escorreguei da cadeira e desmaiei no chão....
Num segundo lá estava a maca, sem muita conversa, pois a Ana explicou tudo, me levaram logo a tomar morfina.
Tomei uma alta dose de morfina, que me tirou qualquer dor que eu sentia.

Mas a morfina não apenas tira a dor....ela causa dependência física e psíquica, enjoo e até alucinações, essa ultima graças a Deus não tive.

Sai de lá com ajuda da Ana e do Everaldo mais um amigo que apareceu para ajudar.
Conforme eu disse alguns efeitos da morfina, sai de lá já vomitando.

Entramos no carro e seguimos para o aeroporto, chegando lá eu na cadeira de rodas e a Ana e sua família tentando tratar de tudo, não queria me deixar viajar , pois alegavam que eu não tinha condições para isso, e no avião não haveria nenhum medico para me socorrer.
Ana explicou que eu não tava indo a passeio e sim de retorno a minha casa, onde morava, e que eu tinha que voltar e ia voltar.
Fomos liberadas.

Para a morfina não me causar mais enjoo, resolvi tomar um remédio, mas minha boca estava completamente seca.
Tomei o remédio e um gole de água,...entrei no avião com um copo na mão, praticamente vomitando na frente das aeromoças.
Que novamente disseram que eu não poderia viajar...
Ana volta a explicar tudo....e liberaram....pois o voo seria rápido apenas 45 minutos.

Mal chegamos ao aeroporto, Simone já mandando msg que estava a minha espera...
Liguei para minhas irmãs, quase sem voz e disse.
Não se preocupem não é nada grave, mas me senti mal, e a Ana me trouxe de volta e estamos seguindo do aeroporto ao hospital.
Mesmo com essas palavras, elas saberiam que não seria algo tão simples para me fazer voltar, e ir direto do aeroporto para o hospital.

Simone como sempre um ser humano inacreditavelmente incrível, como muitas outras amigas minhas...tentando quebrar o gelo....durante o percurso ate o aeroporto.
Perguntou se a Ana conhecia SP, e disse deixamos a Fabi no carro e vou te mostrar SP, pq pra mim ela ta óptima....

Chegando ao hospital fui logo atendida, colocada no soro, fizeram exame de sangue que detectou que minha hemoglobina havia caido para 5, o normal é 12.....e que não só a hemoglobina mas vários resultados estavam com varias alterações.

Não demorou muito minha família chegou, claro todos assustados, preocupados, chorando e com razão sem saber o que havia acontecido.
Pois sai de casa a passeio, para espairecer, me distrair, e volto do aeroporto directo pro hospital.

Ana foi explicando tudo, e eu fiquei internada...

Para receber soro, sangue, e avaliarem o que aconteceu,
Minha primeira noite com febre desde o inicio do tratamento.

Foram todos para casa, a pedido meu, precisavam descansar, pois o dia seguinte seria longo.
De exames e mais exames.

O pessoal da enfermagem mal me viu internada estavam todos lá sempre pra me verem, e me dando força.


Alias vale lembrar que toda a família da Ana me acolheu e me ajudou muito....como se eu fizesse parte da família deles.

Vale tbm lembrar que em SP minha família não sabia de nada, já que contar tudo estando longe, ao meu ver, não iria ajudar em nada, minha mãe tem pressão alta, tinha muito medo que ela passasse mal, minha outra irmã é super preocupada, sensível, e a outra esta gravida de 8 meses, já sentindo dores, e naquele mesmo dia era seu chá de bebe.
Minha ideia era assim que chegar a SP avisar a todos e contar o que aconteceu, calmamente, sem deixar ninguém desesperado em pânico....pq se eu contasse estando longe além de uma pessoa doente teríamos mais algumas.

Algumas amigas de SP acabaram por saber pq me ligavam, todos os dias e perceberam pela minha voz que algo estava acontecendo, e acabaram por descobrir...e se juntou varias para ajudar a resolver e tomar a melhor decisão.

Carolina Coelho mãe da Ana Luiza assim que soube me ligou na sexta a noite e suas palavras foram directas e claras.
Fabiana me passa seus dados que eu agora compro sua passagem, vem embora agora.
Isso que vc tem não é intestino preso e vc precisa ir pro seu hospital, ser acompanhada pelos seus médicos.

Simone tbm qdo soube.....Fabi vem embora agora eu pago sua passagem e te busco no aeroporto...vem embora....estamos aguardando seus dados.

Luciana Maruchi....Fá vem embora agora, nós damos um jeito de pagar, de ir de buscar, por favor vem embora.

Sei que Lu entrou em contacto com a Carol, que entrou em contacto com a Simone, e elas aqui foram tentando resolver tudo.

Heloise ligava todos os dias, e ia passando as informaçoes aos amigos de Portugal.

Eduardo....a noticia chegou até a Portugal, pequena eu não me conformo com o que vc esta passando, vc não merece isso, vai embora, vai pro teu hospital.

Fernanda de Paula, vem embora Fá...vou tentar falar com teus médicos.
Conseguiu falar com um deles e pediu que me ligasse, mas qdo ele ligou eu já estava no hospital recebendo morfina para conseguir viajar.

Gaby...tia Fabi pedi pro Jesus aquele que morreu, pede pra ele tia.

Não sei se aqui me lembrei de tudo e todos, a meio de tanto desespero...peço desculpas se esqueci de alguém....
Mas agradeço a todos do fundo do meu coração...jamais em minha vida vou poder agradecer tanto amor, dedicação.


a historia ainda não acabou...deixa eu ganhar fôlego que já termino.
não sei tbm se esta tudo certo..posso ter me esquecido de muita coisa, de pessoas, alterado fatos, diante de tanto desespero.
peço desculpas.

Mas de agradecer a cada um jamais vou me esquecer...principalmente vc minha amiga Ana Paula....muito obrigada...
Jamais vou poder pagar e agradecer tudo que fez e faz por mim...
Obrigada a todos que ajudaram....de coraçao...

16 comentários:

  1. Fa...
    estou torcendo por vc e pedindo a Deus a todo momento.
    Vai dá tudo certo e trate de ficar logo...rum!
    bjus

    ResponderEliminar
  2. Fabi
    Querida, imagino a sua angústia ao passar por tudo isto... Fico sem palavras!
    Você é uma guerreira e peço a Deus que te fortaleça para enfrentar os desafios inerentes a esta luta...
    Precisamos marcar logo nosso encontro... Estarei viajando daqui alguns dias, e assim que regressar, vamos combinar, ok? Avise-me o dia que estará no AC Camargo...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Fabiana,
    Fico triste ao ver o que tem passado, mas alegre por saber que tem amigos tao maravilhosos ao seu lado.
    MAS NUNCA SE ESQUECA DE QUE O MELHOR AMIGO QUE TEMOS E JESUS.
    Ele deu sua vida por nos pecadores, para que nos reconciliassemos com Deus, pois com o pecado que entrou no mundo atraves de Adao e Eva, estavamos separados de Deus.
    Minha linda com cancer ou sem cancer todos nos um dia partiremos desse mundo para a eternidade, mas o mais importante e termos a certeza que passaremos ao lado do PAI.A biblia diz que no dia que o Senhor for julgar a humaninade, se abrira um livro e e nossa escolha termos o nosso nome escrito la ou nao.
    para isso, basta nos arrependemos de todo o nosso coracao de nossos pecados,e pedir para que Jesus escreva o nosso nome no livro da vida.
    Ele te ama e tem o melhor para vc e para mim.
    ps. eu tb tive cancer.

    ResponderEliminar
  4. Fa querida!!!
    Força viu...
    Ainda não fui te ver porque estou mega hiper super resfriada...
    Assim que estiver melhor irei até a sua casa...
    Fique com Deus!!!
    Saudades
    Beijos iluminados

    ResponderEliminar
  5. Fabi espero que agora tudo esteja bem e você já tenha se recuperado da cirurgia,beijos meu bem.

    ResponderEliminar
  6. Vi que vc entra no meu blog..Vim te conhecer..
    Vivi ao lado do meu marido essa luta..câncer e metástase..ele está bem agora.
    Ainda não sei o que vc tem, mas torço por vc!

    Bjos

    Ludmila Rohr

    ResponderEliminar
  7. (Tentei lhe enviar pelo orkut, mas não consegui porque sua página de recados é bloqueada. Enviarei por aqui o que escrevi lá..)
    Oi, Fabiana. Tudo bem?
    Desculpe te enviar um recado assim, do nada, ainda mais por alguém desconhecido como eu.. mas é que vi em uma comunidade (e também pelo seu perfil) que você está com câncer.. Meu pai também teve, infelizmente não resistiu muito tempo pois já identificaram um pouco tarde, estava grave o seu caso.. Ele teve leucemia, mas lutou até o fim!
    Sei o quão difícil é lidar com essa doença e lendo seu blog, vi o quanto ela te fez mudar, tanto fisicamente como psicologicamente; suas rotinas, viagens.. Mas não vim aqui pra falar sobre isso ou sobre meu pai, vim apenas te dizer que tem apoio de uma desconhecida que se comoveu e se identificou com sua história, e vim pedir que você nunca desista; Deus sabe o que faz e quer o seu bem.
    São tempos difíceis, fases difíceis mas Ele não te dá uma cruz maior do que aquela que você pode carregar.
    Enfim... Saiba que estou torçendo por você, mesmo nao lhe conhecendo. Beijos

    ResponderEliminar
  8. Oi Fabiana! Não te conheço, mas sempre vejo o seu blog e rezo bastante por você! Nem imagino o quanto seja difícil tudo o que você está passando, mas confia em Deus, somente ele sabe de todas as coisas. Vou continuar rezando pra ele cuidar de você e principalmente, pra diminuir seu sofrimento e te confortar. Beijo no coração!

    ResponderEliminar
  9. Fabiana,

    Desejo que estejas bem, recuperando-se e lutando muito contra esta doença. Tenha fé e força sempre.
    Deus te abençoe e cuide de ti.

    ResponderEliminar
  10. Olá Gabi, força amiga, encontrei seu blog através da Jú Carelli, e vamos que vamos, desistir? Nunca. Deus te abençõe.
    Sol

    ResponderEliminar
  11. Olá Fabiana, conheci sua história através da Jú e já estou em oração por vc!
    Deus está no controle... Força! Estou orando por vc... Campeã!
    Bjinhos
    Lane

    ResponderEliminar
  12. Querida Fabi, espero que estejas melhor!! Assim que der mande notícias á gente!!
    Continuo aqui em preces por ti!!
    Beijosss...

    ResponderEliminar
  13. De noticias assim que for possivel!
    Um Beijo!

    ResponderEliminar
  14. Amada irmã Fabiana,

    Conversamos hoje por telefone, passei aqui para te conhecer. Você irá conseguir....

    Abraços de luz do Hospital Espiritual do Mundo

    ResponderEliminar
  15. Amada irmã,

    Esta última semana estava percorrendo alguns sites, lendo histórias, emocionando-me com outras. Entrei em diversos mundos totalmente diferente do meu, sabe aquelas histórias de filmes? Isso mesmo minha doce irmãzinha, pareciam histórias de cinema, mas contadas por pessoas reais como você. A gente para e pensa... Para novamente e as lágrimas rolam dos nossos olhos. Senti dor, medo, fiquei assustada, mas não foi nada disso que me parou nesses lugares, nesse espaços feitos apenas com o coração, o pulsar de cada alma. Não poderia passar aqui e nos outros Blogs sem deixar uma mensagem á todos vocês, ou escrever uma singela palavra. O quer dizer a respeito de uma pessoa como você? Como não cair em lágrimas com esses depoimentos escrito por sua alma? Como não comover-se com sua história e de alguns de seus amigos e seguidores que li e reli tantas vezes? Amada, quero agradecer a você e aqueles que tão bem souberam abraçar a vida nesses momentos de adversidades, quero agradecer por entregarem um pedaço do coração em cada palavra ai escrita, digo não só neste espaço de luz mas tantos que passei nesta semana. Talvez você estaria se perguntando o faço aqui? Simplesmente estou aprendendo a valorizar tudo aquilo que já valorizo, amando muito mais aquilo que já amo, respirando flores, entregando flores á Deus. Agradeço a vida por existirem pessoas nobres de alma como você e seus amigos e familiares. Pessoas estas que se tornam veiculos de uma história verdadeira e humana. Agradecer aos pais, aos amigos anjos que aparecem do nada na vida da gente. Muito obrigada de todo meu coração por dividir essa história que me fez aprender mais um pouco sobre a vida, as pessoas, a natureza enfim me fez refletir sobre ser humano de verdade. Deixo um abraço á todos os blogs que entrei e de certa forma entraram em minha vida.

    Um abraço de luz do Hospital Espiritual do Mundo

    ResponderEliminar
  16. Olá Fabiana!

    Não temos nos encontrado no MSN mas te garanto que seguimos aqui em Portugal à espera de noticias que a tua intensa batalha com essa doença, terminará em glória!

    Beijinhos de Lisboa dos teus amigos Polyana,Ricardo,David e de mais um néném que vém a caminho...
    Toda a força do mundo!!!!

    ResponderEliminar