quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cancer de estomago importante saber

Descrição Diagnóstico Prevenção Tratamento

O que é

O estômago é um dos vários órgãos do abdome onde o câncer pode se desenvolver. Ele é o órgão da digestão. Depois de mastigada e engolida, a comida passa por um tubo, o esôfago, e cai no estômago, um órgão em forma de saco onde os alimentos são misturados aos sucos gástricos para dar início à digestão.

O estômago tem cinco camadas e isso é importante porque à medida que o câncer penetra mais profundamente nelas, o prognóstico do paciente fica pior. De dentro para fora, temos primeiro a mucosa, a camada mais interna, onde são produzidos o ácido hidroclorídrico e os sucos gástricos. A camada seguinte é a submucosa, um tecido de sustentação. Ela é envolta pela muscular, camada de músculos que movem e misturam os conteúdos estomacais. As duas seguintes são a subserosa e a serosa (a mais externa), que funciona como um envoltório do estômago.

Tipos de câncer

Na maioria das vezes, o câncer de estômago tem início na mucosa e, provavelmente, cresce lentamente ao longo dos anos. Antes que o câncer se instale, ocorrem mudanças no revestimento interno do estômago, que raramente produzem sintomas e costumam passar despercebidas.

O câncer de estômago (ou câncer gástrico) pode se espalhar de várias maneiras, crescendo e invadindo as paredes estomacais e, mais tarde, atingindo órgãos próximos. Ele também pode se espalhar para os gânglios linfáticos e deles para o sistema linfático. Em estágios mais avançados, as células cancerosas podem passar para a corrente sanguínea e produzir metástases (novos tumores) em órgãos como fígado, pulmões e ossos. Quando isso ocorre, as possibilidades de cura diminuem.

A maioria dos cânceres de estômago tem origem na mucosa e é chamado de adenocarcinoma, e o termo "câncer de estômago" é praticamente sinônimo desse tipo de câncer. Linfomas gástricos, leiomiossarcomas, tumores estromais gástricos (Gist) e tumores carcinóides também ocorrem no estômago, mas são bem mais raros e não vão ser abordados nesta seção.

O câncer de estômago é muito comum no Brasil e em algumas cidades, como Belém, Campinas e Fortaleza, ele chega a ser o câncer de maior incidência. Pelas estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este ano devem surgir 23.200 novos casos de câncer de estômago no Brasil, 14.970 entre os homens e 8.230 entre as mulheres. Nos Estados Unidos, estão previstos 22.280 novos casos, lembrando que a população desse país é quase o dobro da nossa. Lá, até os anos 50, o câncer de estômago era a principal causa de mortes por câncer, mas a incidência caiu muito.

Segundo especialistas, isso se deve em parte ao uso de geladeiras, que substituíram formas tradicionais de preservar alimentos, como o salgamento e a defumação. Outro fator pode ser a disseminação do uso de antibióticos para tratar infecções infantis (que ocorreu também nos últimos 50 anos) e que podem matar uma bactéria chamada Helicobacter pylori, uma das principais causas da doença. No Brasil, acredita-se que 70% da população sejam portadores desse micro-organismo.

1 comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderEliminar