domingo, 10 de abril de 2011

Tudo que encontro sobre esse tipo de cancer, posto aqui, como um alerta. Mas tudo que encontro de positivo, prevenção, tratamento. Algumas coisas até são repetidas, já falei aqui sobre elas. Mas nunca é demais voltar a alertar.

Câncer de Estômago
O que é câncer de estômago O câncer de estômago, também chamado se câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras áreas do corpo, como fígado, pâncreas, intestino, pulmões e ovários. A maior parte dos casos (95%) tem origem na mucosa e recebe o nome de adenocarcinoma. Os demais são linfomas, sarcomas e outras variedades mais raras.

Incidência
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no mundo, o câncer de estômago configura-se como a quarta causa mais comum. Em termos de mortalidade, é a segunda causa de óbitos por câncer. No Brasil, esses valores representam um risco estimado de 15 casos novos a cada 100 mil homens e 8 a cada 100 mil mulheres. O maior número de casos de câncer de estômago ocorre no Japão, onde encontramos 780 casos por 100.000 habitantes. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos de idade.

Fatores de Risco
Vários estudos têm demonstrado que a dieta é um fator preponderante no aparecimento do câncer de estômago. Uma alimentação pobre em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com um alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal são fatores de risco para o aparecimento deste tipo de câncer. Fumantes, pessoas que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago também têm maior probabilidade de desenvolver este tipo de câncer. As estratégias para a prevenção do câncer de estômago incluem melhorias no saneamento básico, mudanças no estilo de vida da população, modificação do consumo alimentar (aumento da ingestão de frutas, legumes e verduras, redução do uso do sal, melhores métodos de conservação dos alimentos), bem como atitudes individuais como não fumar e manutenção do peso corporal.

Sintomas
Não há sintomas específicos do câncer de estômago. A maioria das pessoas queixa-se de dor, perda de peso ou apresentam anemia ocasionada pelo sangramento do tumor. Em casos avançados, eles podem apresentar massa palpável na parte superior do abdome, aumento do tamanho do fígado e presença de linfonodo na região supraclavicular esquerda e nódulos periumbilicais.

Tratamento
No tratamento do câncer de estômago deve-se considerar a localização, tamanho, padrão e extensão da disseminação e tipo histológico do tumor. O tratamento principal é a cirurgia de ressecção (gastrectomias) de parte ou de todo o estômago associada à retirada de linfonodos, além de permitir ao paciente um alívio dos sintomas, é principal alternativa de tratamento para o câncer de estômago. A radioterapia e a quimioterapia são considerados tratamentos secundários que associados à cirurgia podem determinar melhor resposta ao tratamento, além de aumentar as chances de cura.

Sem comentários:

Enviar um comentário