terça-feira, 29 de março de 2011

Um ano que estou no Brasil...muitas mudanças, externas e internas...

Hoje se eu não me engano faz exactamente um ano que eu retornei ao Brasil. Pouco mais de um ano que eu descobri a doença.. Foi tudo tão rápido, tudo doloroso tbm, desesperador. Qdo eu descobri a gravidade, e vi que seria difícil esconder da família, e seria muito sofrimento saberem que eu estava tão longe e tratando uma doença dessa gravidade, que resolvi vir embora tratar aqui.

A angustia, desespero de se conseguir um hospital próximo e com atendimento ao sus tbm foi difícil.
Mas graças a Deus eu consegui, e num dos melhores hospitais da América Latina. Assim que consegui o tratamento, já iniciei novamente os exames... Um deles tive que fazer internada, vídeo laparoscopia com biopsia de estômago.

O medico queria ter a certeza do tipo de câncer, na esperança que fosse algo menos agressivo, menos grave. A gravidade era tanta, que os médicos ficavam buscando palavras para tentar dizer de uma maneira menos assustadora...eles olhavam pra mim, olhavam para os exames, e ficavam assim por alguns minutos.

Chegaram a pensar numa quimio paliativa

"A quimioterapia paliativa, o método proposto pela maioria dos oncologistas, tem por objectivo reduzir as dimensões do câncer e melhorar a qualidade, bem como ampliar a duração, da vida pelo maior tempo possível, mas evitando que isso cause excessivo sofrimento ao paciente",

Infelizmente não era, internei para o exame, e fiquei para o inicio de uma batalha. Quimioterapia...foi sugerido, prescrito 6 ciclos de quimioterapia, internada.
Pois era uma quimio muito forte, que poderiam causar alguns efeitos, como: Mucosite, enjoo, náuseas, perda de peso, dormência no corpo,queda de cabelo,vómitos,febres, infecções....entre outras. Graças a Deus a maioria eu não tive....
Fiz 6 ciclos de quimio, cada uma com 96 horas seguidas recebendo a medicação.

Em dois ciclos foi necessário receber sangue...já que a quimio mata as células boas e as ruins....e nos deixa muito debilitada, enfraquecida... Como que se quisesse matar a doença....mas vai nos levando junto... Mas com muita força, fé....eu ñ tive muitos efeitos....alguns são inevitaveis...como enjoos, dores de estomago, queda do cabelo. Já que meu problema é justamente no aparelho digestivo...tenho aprendido aos poucos a reeduca lo, para sofrer menos com desconfortos.

Foram 6 duras e sofridas internações...sempre eu meu lado, como sou sus, tinha pessoas de idosas a meu lado, infelizmente todas já faleceram.
Por duas vezes dividi o quarto com gente jovem como eu. Foi uma fase difícil....mas já passou.

Tanto em Portugal, como aqui no Brasil..disseram que meu caso era muito grave. Um câncer no estômago agressivo, em estagio avançado e com metastases no peritonio. Aderno carcinoma em ultimo estagio.
Foi me dito que meu caso não era de cirurgia, não tinha mais cura e que eu ficaria muito debilitada com o decorrer do tratamento. Mas... O tratamento tem corrido bem...fiz os 6 ciclos de quimio e refiz os exames.

Havia pouca redução...as não havia atingido outros orgãos. Ou seja a doença estava controlada.
Quase não perdi peso desde o inicio do tratamento.
E principalmente quando viajo...ai ganho alguns quilinhos...rs Após os 6 ciclos diminuíram as doses de quimio e mudaram a medicação.

Agora, e já vou no 7º ciclo de quimio mais fraca. Faço a cada 28 dias 5 dias de quimio, ambulatoriais. Infelizmente ainda não há previsão de acabar. Mas segundo os médicos e os últimos exames...e meu estado aparentemente bom.

Eles andam estudando...e pensando numa possível cirurgia. Que segundo eles só será feita, se eles tiverem a certeza que eu ficarei bem, Já que olhando pra mim eu estou bem, sou jovem...eles não querem arriscar...e eu passar de um quadro que aparentemente estou bem...para ficar debilitada.

Essa quimio é menos agressiva que a outra, o ciclo tbm é maior...antes era a cada 21 dias...agora faço a cada 28 dias. O medico uma vez me disse que se a doença estava controlada com essa quimio, que ela seria como meu remédio para diabetes. Esse mês é qdo eu refaço os exames, para uma nova avaliação.

Ultimo sábado dia 26 eu iniciaria mais um ciclo, como eu já disse aqui no blog, a imunidade estava muito baixa, e pediram para eu retornar hoje. Para minha surpresa tantos os leucócitos, como os neutrófilos subiram mais que o suficiente para a qumio ser autorizada. Desta vez o que baixou foi a anemia, mesmo assim eles autorizaram. Enquanto eu aguardava a liberaçao...fui visitar duas pessoas das quais eu gosto muito. Duas pessoas mais que especiais.

Andrea
....que eu conheci em uma das minhas internações. Ela é mais que especial, é guerreira...trata a cerca de dois anos, se nao me engano, já passou por duas cirurgias, já esteve alguns momentos um tanto debilitada...mas esta sempre feliz, sempre alegre, e me recebe com um abraço gostoso e um sorriso no rosto.
Não reclama de nada, não esmorecer e todos os dias agradece a Deus por mais um dia. Te Adoro minha querida, estou contigo nessa luta.... Vc já é vencedora...um exemplo pra mim... Juntamente com a Andrea fomos visitar, outra guerreira, uma pequena grande guerreira.

Ana Luiza. Essa é especial demais...linda, inteligente, alegre, esperta....e muito mas muito forte. Ana passou por um tratamento doloroso, agressivo....mas fui visita la hoje e o que eu vi.
É uma menina linda, cheia de saúde, de força, alegre, dando ordem nas enfermeiras, contando piada, desenhando. Me chamou atenção pq eu pintei o cabelo...disse que não pode rs...minha querida vc tem razão ñ pode mesmo. Essa menina me da uma lição de vida, de optimismo....de tudo, não apenas ela, como sua mãe guerreira Carol.

Faltam me as palavras para falar de vcs....que me recebem sempre com um sorriso...um abraço...que mudaram e vem mudando minha maneira de ver a vida, não só a mim como a centenas de pessoas que a acompanham. Pq a pequena ficou famosa...vai sair do hospital dando autógrafos...rs... Minha pequena grande guerreira...vc com certeza não sabe a gigante que vc é...o qto és iluminada...e o qto tem mudado a vida de muita gente. Nada acontece por acaso...não foi por acaso que em meio essa doença, essa luta eu conheci vcs. Que não se fazem de vitima das circunstancias...que não reclamam...não julgam...não cobram... Pelo contrario...lutam, acreditam...e fazem toda a diferença nesse mundo de hoje. Eu sou pequena ao lado de vcs.... Podem acreditar que qdo vcs voltarem em breve para Manaus eu irei visita la com certeza e com enorme prazer.... Pois eu só tenho a ganhar e aprender estando próxima de vcs

Obrigada pelo privilegio de te las conhecido.... Vcs me ensinam muito a cada dia....o verdadeiro significado da vida, do amor...de fé.. E o qto temos a agradecer, a ajudar...a viver..
Hoje eu sai dai com certeza mais fortalecida depois de ver tamanha alegria da pequena..depois de tudo que ela passou.

VCS
SÃO INACREDITAVELMENTE, INESPLICAVELMENTE, INCRIVELMENTE
Guerreiras...anjos de Deus....que vieram transformar ou tentar transformar esse mundo em um mundo melhor e as pessoas em seres humanos mais humanos...

É tudo que eu acredito do amor, da entrega, de ajudar, de com partilhar, de estar verdadeiramente juntos uns pelos outros... Vcs são força, sabedoria, amor...



Nota, hoje sai de casa as 11.30 para ir ao hospital.... Sai de la as 17:30 e só cheguei em casa as 20:00 Isso é SP....minha gente.
Mas hoje não me dou o direito de reclamar de nada rs.. Ah, e obrigada a todos familiares e amigos que mandaram msg e ligaram durante o período que estive no hospital, eu sei que estavam todos preocupados comigo, devido a imunidade estar baixa no ultimo sábado...muitos queriam ir me buscar. Agradeço de coração...mas eu nem sabia a que horas iria sair de la...

5 comentários:

  1. Querida

    Que bom ver você assim, com cabelinho crescendo, pintado de loiro e cuidando da vida.
    Meu caso também foi um adenocarcinoma,mas de ovário,grau III.Poucas perspectivas de cura, a quimio seria bem agressiva,os médicos previam internação logo na primeira ves, nunca fui internada.Iniciei com seis,estou indo para a oitava, e nem me importo mais,vou cuidando da vida enqto isso.
    Recentemente meu médico que acenou com a cura, sem uma segunda cirurgia. Como sou filha de mineiro,vou levando as coisas na miuda rsrsrsr.
    O que eu penso é que os médicos, nós que nos tratamos com médicos de excelência, sabem muito, mas que cada organismo reage de uma maneira e ai é que está o improvável.Junte-se a isso o positivismo e a fé.
    Estamos então aqui, causando surpresas e desafiando o provável
    Beijos para você,muita paciência nessa cidade chamada São Paulo e coragem sobre todas as coisas.

    ResponderEliminar
  2. Oi Fá...
    Recebi um selo dos Blogs que merecem ser lidos e quero atribuir a você...
    Passa no meu Blog... anexa o selo no seu e siga as instruções da minha postagem...
    Espero que goste!!!
    Fique com Deus...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Fabiana,

    Encontrei o blog da Ana Luisa e através dele cheguei ao seu, para ser sincera eu nem sabia que existiam blogs assim, feitos por pessoas corajosas, que travam uma luta diária e por muitas vezes desleal e injusta com esta terrível doença. Fiquei triste com a história da pequena Ana e com a sua, mas foi só por alguns instantes, pois, a força, a fé e o exemplo que vocês nos passam, supera qualquer outro tipo de sentimentos, e serve como estímulo para lutar sempre. Eu tive um carcinoma ductal na mama direito há quase treze anos atrás, meus filhos eram pequeninos, minha família se deseperou mas eu não. Na época não sabia de onde vinha a minha certeza de que sobreviveria àquela doença, eu nem era uma pessoa de frequentar igrejas, nem de rezar. Depois, descobri que mesmo sem rezar terços, nem decorar orações, eu tinha muita fé, uma fé genuína e inabalável em Deus e foi ela que me salvou. Ainda tenho muito medo desta doença mas sei que ela não significa uma sentença de morte, ela pode ser vencida, dia após dia.
    Te desejo tudo de bom e nas minhas singelas orações,esteja certa que você estará. Que Deus te cubra de graças. Beijos e um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Tia muitas e muitas saudades eu te amo pra sempre

    ResponderEliminar
  5. Tia vc faz tanta falta em minha vida, eu te amo voce deixou um vazio em minha vida no meu coração que nada e ninguem jamais ira preencher voce é tudo pra mim eu te amo muito muito mesmo, tia mesmo longe de ti saiba que eu nunca mais nunca irei te esquecer vc é eterna eu te amo muitooo minha melhor... olha por mim ai do céu cuida de mim beijoooss eu te amooooooo
    sz

    ResponderEliminar